sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Uma promessa da Cultura Capixaba

Ator, diretor, produtor e escritor. Tudo isso reunido em uma só pessoa: Fábio Aiolfi. Ele coleciona títulos e prêmios conquistados dentro e fora do estado. Já publicou três livros e está escrevendo o seu quarto trabalho. É o fundador do primeiro grupo de teatro infantil de Aracruz, chamado “Ciranda no Arco íris” e do primeiro grupo de teatro adulto “Fora da Coxia”.

Sua carreira começou no teatro aos dezessete anos, quando atuou na peça “Couro de cabra e a Promessa”, uma comédia de Rodrigo Paouto. Atuou ainda no espetáculo “O rei e o pescador” também escrito por Paouto.
Em 2006 Fábio Aiolfi escreveu, produziu, dirigiu e atuou na peça “Melissa, a fadinha Trapalhada”. A peça foi o primeiro espetáculo infantil estreado em Aracruz e também deu início ao primeiro grupo de teatro infantil da cidade, Ciranda no Arco íris. No mesmo ano atuou na peça “O pipocó” também de Rodrigo Paouto.

Em 2007 o espetáculo “Melissa, a fadinha Trapalhada”, foi considerado a peça mais apresentada e mais assistida da cidade de Aracruz e chegou a viajar para algumas cidades do estado. Neste mesmo ano Fábio Aiolfi atuou no espetáculo “Os sonhos de uma flor”, que foi filmado no Teatro Carlos Gomes, em Vitória. Este foi o último trabalho realizado com o diretor Rodrigo Paouto.

Fábio iniciou o ano de 2008 com o projeto “Faz de conta, um conto”, uma contação de história que tinha a missão de resgatar a leitura e o folclore. Criou e produziu a “1° Mostra de Esquetes Ciranda no Arco Iris” no Teatro Municipal de Aracruz. Ainda em 2008, Fábio Aiolfi estreou seu segundo espetáculo, “Cleópatra – A serpente do Nilo”, desta vez um monólogo; o primeiro criado na cidade de Aracruz. O espetáculo foi apresentado em algumas cidades do estado, inclusive em Colatina. Neste período surgiu o núcleo adulto do “Ciranda no Arco Iris”, chamado “Fora da Coxia”. No mesmo ano passou a publicar seus poemas e artigos no site “Recanto das Letras”. No final de 2008 estreou seu segundo espetáculo infantil “Não igual às outras Princesas”, escrito e dirigido por ele.

Em 2009, estreou a comédia “Vixe Maria!”, que foi a primeira peça produzida em Aracruz a ter uma pré – estréia, uma temporada e a fazer uma mini – turnê pelo estado. Não satisfeito, criou o Jornal “O Aplauso”, onde assina a coluna “Ato único”. O Jornal é impresso e também circula online. Fábio Aiolfi passou a escrever para a Revista “Caderno Literário” da editora Pragmatha. Participou com duas poesias da coletânea “Usina das Letras - 10 anos”, lançada na Bienal RJ. Ganhou em São Paulo, na cidade de Taubaté o “Prêmio Destaque Brasil 2010” e “Medalha de Mérito Cultural Anita Garibaldi- FALASP” (Federação das Academias de Letras de São Paulo), ambos por seu desempenho cultural no ano de 2009. Encerrou 2009 com a estréia da peça “A princesa e o Sapo”.
Em fevereiro deste ano, na cidade de Boituva (SP), recebeu posse da cadeira n° 13 na ABLA (Associação Boituvense de Letras e Artes). Participou da Coletânea “4 faces e o Amor”, com cinco poesias.

Em março lançou seu primeiro romance: “Entre o Amor e a Fogueira” em Taubaté, no evento de Raimundo Nonato. Recebeu também o prêmio "Personalidade 2010" e a "Medalha de Mérito Cívico Maria Quitéria- FALASP" pelo seu romance. Lançou seu primeiro livro de poemas "O Silêncio do Pensamento" com prefácio e revisão de Vilma Belfort, e diagramação e orelhas de Uarlen Becker. Participou ainda, do livro "Vermelho" de Vilma Belfort, assinando o prefácio e mais três poesias. Em seguida lançou sua primeira coletânea como organizador: "Desvanecendo em Amor". Neste mês Fábio Aiolfi lançou seu terceiro Livro “Melissa e Roc – roc, em busca do Era uma vez...”.
Atualmente Fábio está produzindo o filme “Te amo Lucas!”, onde assina o roteiro e atua ao lado de Vilma Belfort.
Uffa !!! Olha só quanta coisa esse menino já fez. Sucesso Fábio.
Ah ... Para saber mais sobre a carreira de Fábio Aiolfi e acompanhar os trabalhos em andamento, basta clicar nos links abaixo. Valeu !!!

4 comentários:

  1. Nossa Thiago, que legal me ver aqui novamente! Gosto da maneira que você expõe a cultura capixaba, uma cultura rica, mas pouco valorizada em nosso Brasil.
    Quero voltar a Colatina com um novo trabalho, com boas novidades, uma cidade tão gostosa!!
    um grande abraço!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a ambos,uma bela exposição de um talento que surge como um cometa para ficar sempre brilhando!Beijos,Vilma Belfort.

    ResponderExcluir
  3. Que blog legal!!!!!!!!!
    Adorei!!!
    Thiago parabéns.. o Fábio é um grande artista.. e grande ídolo.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. O Fabio além de ser muito talentoso é uma excelente pessoa e merece tudo de bom que acontece na vida dele... Thiago Alves, adorei este blog, convido você a me visitar e conhecer um pouquinho do meu trabalho... Um abraço.

    ResponderExcluir

*Neste blog são proibidos comentários ofensivos, pornográficos ou que contenham palavrões.

*Faça apenas comentários relativos ao assunto postado.

*Os comentários serão verificados antes de serem publicados, para que estas regras não sejam violadas.

Obrigado.